segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Apresentação do modulo 9

Neste módulo a minha turma dividiu-se em vários grupos divididos para elaborar um projecto em que tenha como área de intervenção as instituições de carácter social.
O meu grupo vai planificar e elaborar um projecto em que consiste na recolha do numero de famílias carenciadas que existem no concelho de Alenquer e planear uns dias em que faremos uma recolha de alimentos para as famílias mais necessitadas.
Esta é uma maneira de realizar uma intervenção na animação sócio-cultural e ajudar-mos as pessoas mais necessitadas.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Reflexão semanal 20/10/2010

Nesta semana a nossa turma recebeu os testes da disciplina de A.E.C na correcção superei algumas dificuldades que eu tinha sobre a matéria.
Achei que esta matéria e bastante importante para o âmbito do meu curso de animação sócio-cultural.
Senti dificuldades nas taxas de população activa e as suas componentes. Com isto encerramos o módulo e começamos por iniciar um outro módulo projecto em base na diferença social da comunidade e nas primeiras aulas a elaboração de dinâmicas em grupo sobre como um invisual vive a sua vida no dia-a-dia, ao passar os obstáculos e o modo de vida que exercem no seu quotidiano.
Com isto o animador sócio-cultural consegue verificar as suas vertentes com pessoas invisuais e exercer as suas actividades com este tipo de grupo-alvo. Como por exemplo dinâmicas em grupo e jogos criativos, isto implica que  o animador passa por uma experiência de como um invisual vive o seu quotidiano e se socializa com as outras pessoas.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Reflexão semanal 07/09/2010

Nesta semana a turma do 12ºO trabalhou nos seus blogues actualizando-os com a matéria sobre o conceito de trabalho.
No meu blogue publiquei a evolução do trabalho, falei sobre o taylorismo e o fordismo explicitando os seus princípios do trabalho.
Concluindo fizemos uma síntese geral do que gera o mundo do trabalho desde dos tempos antigos ate agora aos tempos actuais. Por acabar falei sobre o desemprego e as suas consequências e a população activa no país, incluindo a taxa de desemprego e a taxa de actividade.

Causas e Consequências do Desemprego

Causas do Desemprego:
  • Economia
  • Efeitos Constantes do Avanço Tecnológico  
  • Oscilações da Produção a longo prazo
 Consequências do desemprego:
  • Problemas Sociais
  • Perda de Produção e Peso fiscal
  • Perda da Liberdade e Exclusão Social
  • Perda de qualificações e danos a longo prazo
Desemprego é o processo pela qual a  força o trabalho disponível subjuga-se  em pessoas sem emprego. Esse fenómeno social é observado principalmente em países subdesenvolvidos cujas as economias não conseguem aguentar o crescimento populacional.

População Activa, Taxa de Actividade e Taxa de Desemprego

A população activa inclui todas as pessoas que se encontram em situação de emprego ou de situação de desemprego. 

A população inactiva engloba todo os outros que não trabalham sendo as crianças, os idosos, os Reformados, os estudantes e pessoas com deficiência.

A taxa de actividade é um indicador que permite saber a relação entre a população que é activa e a população de um pais.

Taxa de Actividade: População activa / População Total x100

Taxa de Desemprego: Nº de Desempregados / População activa x100

A taxa de Desemprego refere a dimensão relativa ao desemprego, sendo por cada 100 activos indica quantas pessoas estão desempregadas.