quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Pesquisa para o projecto "Sempre Responsável" sobre o direito á Educação


Direito há Educação 

São muitos os agentes educativos, situados a diversos níveis de funcionalidade.
Quer isto dizer que, sendo diversas as instâncias educativas, igualmente diferentes são os modos de intervenção e as funções desempenhadas. Na concepção actual, constituem agentes educativos todas as pessoas ou grupos institucionalizados que assumem o dever de educar - os pais, os poderes públicos (Estado, autarquias, escolas e outras instituições e organismos oficiais), grupos ideológicos (v. g. partidos políticos, associações públicas ou privadas), professores, alunos, etc., etc.
De todos, destacam-se pela importância do papel que assumem no processo educativo, os Pais e a Escola.

Direitos que existem dentro do direito  há educação:

* "Todos têm direito à educação e à cultura"; 

* "Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar";

* "Os pais têm o direito e o dever de educação e manutenção dos filhos";

* "Os pais e as mães têm direito à protecção da sociedade e do Estado na realização da sua insubstituível acção em relação aos filhos, nomeadamente quanto à sua educação";

Webgrafia: In Textos de Reflexão - Congresso Diocesano da Família - Dez. 94 -Porto)


 Estes dois primeiros direitos escolhidos são os que o animador pode actuar, para nós são os mais importantes, devido a ser os direitos mais básicos que se relaciona mais com a parte da animação sóciocultural e com o animador. Ele nestes direitos pode actuar de uma maneira simples, pois o animador está inserido a ter uma educação formal, para que se compreenda o sistema educativo e se possa implementar as técnicas de animação nestes direitos e resolver os problemas que existem na sociedade.

Planificação individual do aluno sobre o projecto "Sempre Responsável"






                                                    Minha planificação individual


Esta é a minha planificação individual em que eu apresento as actividades que irei fazer com o publico-alvo escolhido sendo uma turma de 9ºano trabalhando e aplicando na instituição da Escola de Abrigada.

Descrição e Fundamentação do Projecto "Sempre Responsável"


Este nosso projecto identifica-se com o nome “Sempre Responsável” surgindo nas ideias de mobilizar uma turma do 9º ano de escolaridade a realizar uma temática dos Direitos sociais, sendo estes os direitos que pretendemos trabalhar no qual é o direito á Educação e o direito á Deficiência. 

Por um lado pretendemos promover as práticas de responsabilidade social e por outro pretendemos desenvolver uma metodologia adequada aos jovens para motiva-los a seguir os estudos e pensando no seu futuro.

A problemática encontrada na nossa instituição é desconcentração e conversa na turma em geral dos jovens. Com esta problemática as razões da realização do nosso projecto é conseguir diminuir a problemática encontrada através de duas pequenas actividades de animação que são elas: “ Peça de teatro sobre os direitos sociais e o animador” e uma dinâmica de atenção “O Mundo”.
Com tudo isto queremos dar a entender que existe uma falta de sensibilização para os jovens prestarem mais conhecimentos e atenção nas aulas. 

A prioridade e urgência deste problema ser diminuído é muita, pois para ver se os jovens ficam mais interessados pelos estudos e as aulas, e depois destas duas actividades descritas em cima são viáveis para atenuar o problema devido a serem actividades de concentração e muita atenção, para no final debatermos com eles o que está correcto e incorrecto na parte do teatro e como devem fazer, para um bom futuro enquanto jovens.

Apresentação do projecto " Sempre Responsável"


Neste documento vou apresentar o  projecto que o meu grupo organizou sendo o nome " Sempre Responsável".
” surgindo nas ideias de mobilizar a turma do 9º ano de escolaridade para a temática dos Direitos Sociais, que escolhemos para eles o direito á Educação e á Deficiência. 
Por um lado pretendemos promover as práticas de responsabilidade social e por outro pretendemos desenvolver uma metodologia adequada aos jovens para motiva-los a seguir os estudos e pensando no seu futuro.
O projecto consiste em fazermos uma apresentação personalizada do que é um animador mostrando tópicos numa cartolina, de seguida uma pequena peça de teatro com o título “O Animador e os direitos sociais”, para mostrar aos jovens que a concentração para os seus estudos é importante e esta relacionada com os direitos sociais escolhidos sendo estes o direito á Educação e à Deficiência. Por último realizaremos uma dinâmica cujo o nome é “ O Mundo”. Todo este nosso projecto é realizado na Escola Básica de Abrigada com a turma do 9ºB e decorrerá no dia 14 de Janeiro pelas 14:05 e 16:05 horas no desenvolvimento de duas disciplinas.
Depois de tudo feito fazemos uma reflexão com o público-alvo onde vamos perceber se gostaram da nossa actividade, se perceberam que para conseguir terem boas notas tem de estar concentrados e quais são os direitos da educação e dos deficientes.