sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Reflexão sobre o debate "Mãe sou gay"

Neste debate sobre "Mãe sou gay" achei bastante importante a turma ter falado sobre vários assuntos acerca da homossexualidade.
Nesta história  verifiquei que o individuo em causa tinha problemas em assumir a sua sexualidade perante os amigos e a sua família, em que não foi bem aceite e a sua família iria expulsa-lo de casa. Enquanto aos amigos não o aceitaram como ele era, discriminando-o e gozando com ele através da sua homossexualidade.

Perante estes factores o individuo viu que a sua vida estava numa lástima e para acabar com o seu sofrimento e problemas suicidou-se.
Este é um tema muito vasto que perante os estereótipos da sociedade existe ainda muitas duvidas de como um homossexual vive o seu quotidiano.

Logo a sociedade cria esses estereótipos pondo de parte este tipo de pessoas sendo consideradas como "anormais" na sociedade estando ainda estas ideias na sociedade actual e durante muito tempo a sociedade não irá aceitar a homossexualidade  como parte integrada do mesmo, mas em outros casos como exemplos de alguns países existe a liberdade e compreensão das pessoas pelos homossexuais sendo um dos países Inglaterra.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Carta dirigida á Presidente da Cap


Exma Sra.
Presidente da CAP.

   Somos um grupo de alunos do 12ºano do curso profissional de Animador Sócio-cultural que no âmbito da disciplina de Área de Estudo da Comunidade estamos a realizar o projecto “ Combate à fome” que consiste num concurso de recolha de alimentos entre as turmas da escola para posterior entrega aos responsáveis do banco alimentar do Centro Social Paroquial do Carregado.

   Solicitamos autorização para:

  • ·         Imprimir cerca de 10 cartazes de divulgação do projecto;
  • ·         Ser lido nas turmas um comunicado informativo do projecto;
  • ·         Colocação de caixas perto do PBX para os alimentos.

   A planificação do projecto encontra-se em anexo. 


O meu grupo escreveu esta carta para obter recursos materiais  sendo necessários para a elaboração do nosso projecto.

Cartaz do nosso Projecto " Combate á Fome"




Cartaz a divulgar o nosso projecto pela Escola Secundária Damião de Goes dizendo os dias que os alunos e pessoas poderiam colocar os alimentos pelos respectivos dias dentro das caixas correspondentes.

Planificação do meu projecto "Combate á Fome"




Aqui vou apresentar a planificação do meu projecto caracterizando o publico-alvo, as actividades e a sua área de intervenção.

Sinopse do Projecto "Combate á Fome"


Somos alunos do 12º O do curso de Animador Sociocultural. No âmbito do Projecto “Combate à fome” vamos efectuar um concurso de recolha de alimentos entre todas as turmas da escola.

O concurso vai decorrer entre os dias 9 e 12 de Novembro. Assim, as turmas deveram identificar os alimentos que trouxeram com o respectivo ano e turma. Podem marcar com marcadores de preferência pretos para se notarem bem.
 As caixas de recolha vão estar ao pé do BBX devidamente identificadas com o ano: 10º, 11º e 12º. As turmas deverão colocar os alimentos identificados na respectiva caixa.

No final do concurso será feita uma contagem dos alimentos recolhidos por todas as turmas e por fim a turma vencedora receberá uma ida ao cinema de Alenquer grátis.

Os alimentos recolhidos serão entregues aos responsáveis pelo banco alimentar do Centro Social Paroquial do Carregado, de modo a serem distribuídos às famílias carenciadas.


Para mais informações procurem pela turma 12ºO pelos alunos responsáveis por este projecto: Fábio Rucha, Maria de Fátima Luís e Lúcio Correia.

Obrigado pela vossa atenção.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Apresentação do nosso projecto " Combate á Fome"

Da seguinte forma elaboramos o nosso trabalho:

--> Em 1º lugar o meu grupo começou por planear um projecto em que envolve-se as famílias carenciadas do concelho de Alenquer. Por base ser uma recolha de alimentos para as famílias mais carenciadas do concelho de Alenquer.

--> Em 2º o meu grupo tentou entrar em contacto com a Câmara Municipal de Alenquer mas não tendo sucesso pela primeira vez no contacto.

--> Em 3º lugar o meu grupo numa quarta-feira á tarde dirigiu-se á Câmara Municipal de Alenquer para conseguir informações sobre as Instituições de Alenquer que trabalham com Famílias carenciadas, então reencaminharam-nos para a Casa da Torre. Nesta instituição então deram-nos a informação para que instituições poderiam trabalhar. Com isto fomos visitar a Trindade de Santa Cruz e Passos de nosso senhor Jesus Cristo de Alenquer e então decidimos trabalhar com esta instituição.

--> Em 4ºlugar falamos com a nossa professora de AEC sobre o projecto que iríamos trabalhar com a instituição ao pé da Casa da Torre entretanto a professora deu uma ideia de nós trabalhar-mos com o Banco Alimentar do Lar de Idosos do Carregado, entretanto tentámos voltar a tentar contactar a professora Liliana sendo a responsável pelas actividades no lar do Carregado e não conseguimos contactá-la durante quase uma semana. Então tivemos de planear um projecto alternativo.

-->Em 5ºlugar organizamos um concurso na recolha de alimentos para as famílias necessitadas e a escolha de um prémio para a turma que entregasse mais alimentos, sendo o respectivo prémio uma ida ao cinema de Alenquer de graça.

As aprendizagens que eu adquiri foram as maneiras como se realiza um projecto, as etapas que se tem de fazer para concluir um projecto e de forma a conclui-lo conforme a planificação. Na temática que trabalhei aprendi bastante sobre os problemas que existem no nosso concelho e a maneira que podemos acentuar para ajudar a resolver esses problemas.

Como animador sócio-cultural verifiquei a maneira como trabalhei para a sociedade sendo o grupo alvo as famílias carenciadas, como uma das áreas mais importantes que um animador deve trabalhar e a meu realizar pessoal acho que o meu grupo fez um bom trabalho ao desenvolver este projecto.